terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pe. Ladislau Obora.


REB Fasc. 276, outubro de 2009 p. 972-973

Padre Ladislau Obora, SDB (*02/06/1915120/05/2009). Padre Ladislau (Wladislaw) Obora nasceu a 2 de junho de 1915, na cidade de Stopnica, na Po­lônia, filho de Inácio Obora e Rosalya Obora. Foi batizado na Paróquia de Kar-gów, no dia 9 de junho do mesmo ano. Numa família de sete filhos, ele e seu ir­mão Pedro e uma de suas cinco irmãs seguiram a vida religiosa. Seu irmão foi martirizado durante a Revolução Comunista. Cursou o primário em sua cidade natal, Stopnica e o ginasial, no Colégio galesiano. Aos 21 anos ingressou no noviciado salesiano em Czerwinsk, Polô­nia. Em setembro de 1937 veio para o Brasil; em Cuiabá, MT, fez o curso de Fi­losofia; em seguida, durante quatro anos foi assistente, lecionando durante esse tempo várias matérias no Colégio Salesiano de Cuiabá. Cursou Teologia no Instituto Pio XI, em São Paulo. Foi ordenado presbítero a 17 de março de 1946, por Dom José Selva, no Santuário do Coração de Jesus na Capital Paulista,
Foi da equipe fundadora da Obra Salesiana em Lins, SP, e Araçatuba, SP. Permaneceu durante dez anos na congregação, quando, em 1956, passou para o clero secular, sendo incardinado na Diocese de Lins. Além da Diocese de Lins, exerceu seu ministério nas Dioceses de Campo Grande, MS, Cuiabá, MT, Ma-rília, Presidente Pudente, Rio Preto e Botucatu, SP, e de Jacarezinho, PR.
Homem de extraordinária formação cultural, agraciado por uma feliz me­mória. Depois que deixou a Paróquia de Uru, SP, em 2002, veio residir em Lins, na Casa Episcopal, em companhia de Dom Irineu; muito piedoso, fez da Euca­ristia o ponto central do seu dia, celebrando diariamente às 16h na Capela da re­sidência episcopal, e ocupando grande parte do dia para longas orações e boas leituras.
Ótimo catequista, ele mesmo preparou e acompanhou muitas crianças e jo­vens como catequista nas comunidades por onde passou. Muitos desses jovens abraçaram a vida religiosa como padres e religiosas. Muito zeloso com as coi­sas da Igreja, foi um excelente administrador. Foi um exímio pintor, por diver­sas paróquias por onde passou deixou suas marcas, fazendo belas pinturas nas igrejas e em telas.
No dia 31 de outubro de 1997, estando em Uru, escreveu um pouco de sua biografia e, terminando, dizia: "é difícil dar todos os pormenores de outros es­tudos, cargos ou trabalhos que enfrentei durante meus 60 anos de vida no Brasil. Falta a data da morte, que, provavelmente não é distante e só Deus conhece".
Logo após completar seus 92 anos de vida, sofreu um derrame, ficando comprometido todo lado esquerdo de seu corpo. Em 2007, Padre Ladislau ma­nifestou o desejo de voltar à Congregação dos salesianos, dizendo: "eu amo Dom Bosco, amo Nossa Senhora Auxiliadora, amo a Congregação. Meu maior sonho seria morrer como salesiano, como prometi nos votos perpétuos".
Atendendo seu pedido, Dom Irineu escreveu para o Reitor-Mor da Congre­gação em Roma e para o Padre Afonso de Castro, SDB, na época Inspetor da Inspetoria Santo Afonso, em Campo Grande, expondo a situação. Prontamente o Conselho da Congregação aceitou sua readmissão. E no dia 07 de novembro do mesmo ano, em Celebração Eucarística com a Comunidade Salesiana de Lins, presidida por Dom Irineu Danelon, na Residência Episcopal, Padre Paulo Fernando Vendrame, SDB, coordenador da Comunidade Salesiana de Lins, re­presentando o Inspetor, recebeu os votos do Padre Ladislau, que foi a partir da quele momento readmitido oficialmente como membro da Sociedade São Francisco de Sales, cinqüenta e um ano após sua saída.

4 comentários:

  1. Fui seu aluno no Colegio Salesiano de Lins, o maior contador de historia que conheci, um ser humano incrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades do Padre Ladislau Obora
      Perdi a oportunidade de revelo por uma informação falsa de que havia falecido na década de 90...

      Excluir
  2. Ele foi pároco na igreja de Guararapes?se sim eu tenho muitas lembranças dele ..e resolvi procurar pelo seu nome pelo gug e u me lembro da catequese dele fiz minha primeira comunhão com ele ,na catequese ele distribuía santinhos e eu tenho uns ate hoje ,meu pai era da congregação Mariana meu avô era da liderança da igreja as tias filhas de Maria enfim tenho saudade e muitas lembranças dele

    ResponderExcluir
  3. Fico imensamente feliz Padre Ladislau foi uma pessoa importante na minha vida... fui coroinha de 1989 a 1992 ano que ele deixou a paróquia São Francisco Jundiaí do Sul... ouvi muitas histórias e aprendi muito com ele... que a luz de Deus o ilumine para mim grande mensageiro de Deus. Eu tinha uma imensa vontade de rever la mas errôneamente fui informado que ele havia falecido na década de 90... mas jamais irei esquecer este sacerdote de Deus... padre Ladislau Obora minha eterna gratidão

    ResponderExcluir