segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Polonesês: 139 anos em Santa Catarina. N.Angulski.

POLONESES:   139 ANOS EM SANTA CATARINA
Nazareno D. Angulski – Pesquisador da Imigração Polonesa em S.C.
e.mail:nazada@terra.com.br
Florianópolis - SC - 48-3225-3829

A colonização oficial do Estado de Santa Catarina sob a orientação do Governo Imperial, teve a participação de colonos de várias nacionalidades, destacando-se numericamente os Alemães, Italianos, Portugueses, Poloneses, Austríacos, Ucranianos e Letões, que revelaram concomitantemente maior capacidade de fixação. A esta mistura de povos, devemos acrescentar os Gregos, Japoneses, Árabes, Espanhóis e Africanos.
Os Poloneses começaram a desembarcar em Santa Catarina, a partir do mês de Agosto de 1869.  Viajando no vapor “VICTÓRIA” um total de 16 famílias da Aldeia de Siolkowice, Região da Alta Silésia, que na oportunidade se encontrava sob o domínio prussiano, desembarcaram no porto de Itajaí e foram estabelecidas na colônia Príncipe Dom Pedro, atual município de Brusque.
O Estado de Santa Catarina foi o que recebeu o menor contigente de imigrantes poloneses, dentre os estados do Brasil Meridional.  As correntes imigratórias polonesas se localizaram em áreas novas ou periféricas das colônias então existentes, seguindo em muitos casos os roteiros das colonizações alemãs e italianas.
Os principais núcleos da colonização polonesa no Estado constituíram-se nas seguintes Regiões e Municipios:
·      Vale do Rio Itajaí (Brusque, Guabiruba, Blumenau, Indaial, Rios dos Cedros, Benedito Novo)
·      Região Norte (São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Papanduva,  Itaiópolis, Mafra, Três Barras, Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Rio do Campo e Santa Terezinha).
·      Alto Vale do Rio Tijucas ( Nova Trento e Major Gercino)
·      Foz do Rio Itapocú (Corupá, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Guaramirim) 
·      Região Sul (Cocal do Sul, Jacinto Machado, Cricíuma, Orleans e Grão Pará)
·      Posteriormente, como refluxo das colônias polonesas do Estado do Paraná, dá-se a entrada de descendentes de poloneses no Vale do Rio do Peixe (Porto União, Irineópolis, Rio das Antas, Ipoméia e Caçador) e na cidade de São Lourenço do Oeste.
·      Após a primeira Guerra Mundial, tem-se novo ingresso de poloneses na região do Vale do Rio Uruguai (Itá), Alto Vale do Rio Itajaí (Taió, Dona Emma, Rio do Oeste e Presidente Getúlio), Oeste (Fachinal dos Guedes, Chapecó, São João do Oeste e Nova Erechim) e no Extremo Oeste de Santa Catarina (Descanso, Belmonte e São Miguel do Oeste), reimigrantes principalmente das colônias polonesas do vizinho Estado do Rio Grande do Sul.
·      Com a segunda Guerra Mundial, tem-se outros movimentos migratórios poloneses detectados no Vale do Rio Uruguai (Mondaí) e no Alto Vale do Itajaí (Pouso Redondo).  
A maioria desses núcleos não apresentou exclusividade étnica na sua formação inicial, sendo quase todos mesclados de elementos de outras etnias, com exceção dos atuais municípios de Descanso, Papanduva e Itaiópolis que tiveram suas formações proporcionadas na grande maioria por imigrantes de origem eslava, Poloneses e Ucranianos.
Grande parte desses imigrantes procediam da Alta Silésia, Prussia Ocidental e da Grande Polônia, notamente das regiões de KUJAWY, MAZOWSZE, LÓDZ, KALISZ, POZNAN, MAZÚRIA, SIERADZ, GDANSK, STAROGARD, GALÍCIA, KROSNO, KONIN, OPOLE. Valorizavam sobretudo três coisas: a religião, a pátria e a cultura,  e se preocupavam muito em alfabetizar seus filhos.
Cabe ressaltar que algumas cidades catarinenses, embora não constituísse núcleos de colonização, receberam inúmeros descendentes de imigrantes poloneses que ali se estabeleceram colaborando expressivamente, como Joinville, que contou a partir de 1851 com a presença de Jerônimo Durski músico e professor, um dos fundadores da Colônia Dona Francisca, mais tarde intitulado Pai das Escolas Polonesas no Brasil, e o município de Gaspar que recebeu o Padre Antônio Zielinski, Francisco Mocko e Edmundo Wós Saporski, este último responsável pela promoção da colonização polonesa no Brasil Meridional.
Dentro deste contexto, a Região da Grande Florianópolis que não foi foco da imigração polonesa, recebeu no final do século passado e início deste século um grupo de famílias aqui se estabeleceram, vindo inclusive a fundar no dia 16 de julho de 1899 a Sociedade 3 de Maio, cuja sede situava-se na Rua Duarte Schutel nº 55, no centro da Capital. Posteriomente inúmeros descendentes de imigrantes poloneses, que vindos principalmente do interior do Estado e dos vizinhos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, se estabeleceram na capital catarinense, formando um núcleo bastante numeroso e eclético.
Essa corrente de imigrantes poloneses e seus descendentes marcou também a paisagem das localidades onde se estabeleceram, especialmente no campo agrícola, cultivando espécies de clima frio, como  trigo, cevada, centeio, aveia, batata e introduziram um meio de transporte tão comum na Região Norte do Estado, a “Carroça Polaca”.
Além disso, temos a chegada em Brusque de imigrantes poloneses originários em grande parte da região de TOMASZÓW e LÓDZ importantes centros têxteis da Polônia, que se dedicaram a uma atividade pioneira: a indústria têxtil. Com apoio financeiro e orientação de Carlos Renaux, os poloneses conhecendo bem o ofício de transformar fios em tecidos, construiram os primeiros teares de madeira. Os tecelões de LÓDZ lançaram um novo ritmo de trabalho à cidade e foram os operários pioneiros na indústria têxtil de Santa Catarina, a eles não é negado o reconhecimento do povo Brusquense, a cidade ainda hoje rende homenagens de gratidão.
Não podemos esquecer, a epopéia de Maximiliano Gaidzinski, filho de imigrantes poloneses,   quecomeçou a história de uma grande empresa catarinense: a ELIANE, produzindo revestimento cerâmico, pisos e azulejos, revolucionando a produção cerâmica no Brasil. A marca ELIANE é hoje conhecida internacionalmente. A história da ELIANE se confunde com a história dos municípios de Cocal do Sul, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Cricíuma e de outras tantas localidades que de alguma maneira mantêm vínculo com o grupo.
Neste contexto, temos que referenciar a visão empreendedora e criativa de inúmeros descendentes que se destacam na Região Norte do Estado, o maior núcleo da etnia polonesa que atuam no ramo industrial, comercial e cultural, principalmente nas cidades de São Bento do Sul, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho, que dignificam a gente polaca catarinense.
Vale ressaltar que o fato de os poloneses serem um grupo étnico minoritário em Santa Catarina, o mesmo foi pouco pesquisado e destacado pelos historiadores e esquecido muitas vezes pela classe política em geral.
Entretando podemos constatar que foi através do Estado de Santa Catarina que individualmente aportaram inumeros poloneses, que aqui vieram seguindo o caminho dos alemães e italianos e que posteriormente decidiram em solo catarinense um plano para fundar e criar colônias polonesas em nosso Estado e no vizinho Estado do Paraná, além de ser o Estado que recebeu as primeiras famílias de imigrantes poloneses que se estabeleceram no Brasil.
Desta forma, verificamos que nas mais diversas paragens, localidades e cidades, os poloneses e seus descendentes com o esforço e perseverança coletiva da família, se integraram na sociedade catarinense contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento.
Sabedores da contribuição que os poloneses deram ao desenvolvimento sócio-econômico e que ajudaram na formação da paisagem catarinense, com suas coloridas casas com lambrequins nas varandas, suas carroças enfeitadas, sua religiosidade, sua música e seu folclore, mais do que justo estamos comemorando neste mês de agosto de 2008, os 139 anos da imigração polonesa em Santa Catarina.
Este momento que estamos vivenciando, permite que a gente polaca catarinense, aliada à riqueza cultural e à privilegiada paisagem natural que compõe o território estadual, conte a sua história e apresente sua cultura aos demais grupos étnicos formadores da gente catarinense, que unidos acabaram por fazer deste pedaço do Brasil um maravilhoso lugar para se viver.

NAZDROWIE SANTA CATARINA !!!

50 comentários:

  1. Bom conteúdo histórico, mas não consta uma listagem de indivíduos ou famílias polonesas seus respectivos embarques e desembarques no Brasil e região onde se assentaram, talvez isso ainda possa ser acrescentado, assim ficara uma excelente fonte de consulta da cultura polonesa, grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, você pode entrar em contato comigo, por favor?
    Procuro dados das famílias Lubaski e Michalak no norte de Santa Catarina.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu sou lubaski bisneto de Vicente LUBASKI e Paulina semeniuk neto de João lubaski e Ana lubaski

      Excluir
    2. Olá. Sou neta de Francisco e Wanda Lubawski. Meu pai chamava-se Vicente Lubawski.

      Excluir
    3. Sou Cristiano Lubaski neto de Carlos Lubaski, filho de Daniel Lubaski

      Excluir
    4. Obrigada pelo contato. Vocês são de Brusque? Ou Massaranduba?

      Excluir
  3. Por favor me ajudem.Sou ADENOR DARABAS,solicito a lista de
    entrada dos meus ancestrais no Brasil.Desembarcaram no Rio de Janeiro em 1891, ficaram provavelmente na ilha das flores,com o sobrenome, DARABBASCH, BARABAS ou DARABASZ.Foram assentados

    ResponderExcluir
  4. Meus ancestrais foram assentados na gleba de Acioli Vasconcelos, mais precisamente nas localidades de Linha Batista, Linha Cabral ou Linha Três Ribeirões. Preciso saber quantos vieram da Polônia.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por sua postagem tão educativa sobre este povo maravilhoso. Espero que tanto os descendentes de imigrantes poloneses como ucranianos consigam sempre preservar seus lindos idiomas ancestrais como suas tradições diversas!

    ResponderExcluir
  6. ola,procuro origem do sobrenome civinski,obrigado

    ResponderExcluir
  7. Estou há muito procurando minha origem polonesa,mas nos documentos que tenho o sobrenome varia muito Vacimeski, Wadzenski, (V)Wasnievski, (V)Wonsnievki, Wanchinhevski e Wonchinhevski de minha avó paterna, Estanislava,batizada em Orleans/SC, filha de José Vacimeski e Branislava Matias Bruninski.

    ResponderExcluir
  8. Ola sou da familia Kantowicz ou Kantoviscki, se alguem tiver imformações, agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, procuro meus ancestrais.. Modzelewski, karmierski e Gibiluca.
    Se alguém souber podem me ligar 51-99868-0800

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. se alguem tiver conhecimento da familia Michaski que veio da Polonia radicouse primeiramente em Porto Belo e posteriomente subiu em direção ao Vale rio tijucas (major gercino hoje)

    ResponderExcluir
  12. olá procuro por meus ancestrais, sobre nome wroblwski e pycz,se alguém puder me ajudar agradeço, ambos são poloneses....

    ResponderExcluir
  13. Procuro informações sobre meus ancestrais, eles vieram da Polônia entre 1887-1900. Família RANAKOSKI, podendo variar para RANACOSKI, entre outros. Sendo o patriarca Félix Ranakoski, era casado com Aghata Ranacoski. Vieram apenas o casal, e seus quatro filhos da Polônia, pela história que conhecemos, teria vindo apenas esta família de "Ranakoski" de lá. Caso possua alguma informação, favor entrar em contato pelo e-mail: mariani.ranakoski@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tbem gostaria de saber de onde Vietnam Sawiniec, chicosski ou sicoroski. Se estabeleceram em Cândido de Abreu no Paraná.por favor se alguém poder me ajudar agradeço muito meu imail.jc_ Oliveira@ hotmail.co.uk

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    Gostaria de uma ajuda para localizar informações da entrada, em SC, de WRÓBLESKI (Estanislau, Josepha e Lourenço)

    Agradeço sinceramente Bernardete

    Enviar msg para bernawru@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Procuro descendentes da família Pieckarski! Soube que quando meu avô desembarcou no Brasil ele foi residir em três barras.

    ResponderExcluir
  17. Procuro descendentes de Kaluzny, Slabiski, Drosny, Osinski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite sou filha de Francisco slabiski.neta de José slabiski...

      Excluir
  18. Ola meu filho esta em busca da cidadania polonesa e precisamos de informaçoes sobre as familias Zaranski e Komuchena que se assentaram na regiao de Itaiopolis. Agradeço se nos ajudar nesta busca!

    ResponderExcluir
  19. Olá busco informações da família Kaminski sei que residiram em Florianópolis em 1914, Francisco Kaminski Stefania kaminski vieram da Polônia.

    ResponderExcluir
  20. Olá busco informações da família Kaminski sei que residiram em Florianópolis em 1914, Francisco Kaminski Stefania kaminski vieram da Polônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também procuro informações dos Kaminski, sou de Joinville, mas minha família estão espalhadas nasceram em Porto união, tem gente em Curitiba, a muigem do meu avô era de Florianópolis ela aderiu ao sobrenome Kaminski.

      Excluir
    2. Boa tarde Fábio qual é o nome de seu avô ,o meu bisavô morou em São Matheus pr também.

      Excluir
    3. aqui onde eu moro Major Vieira SC tem bastante pessoas co o sobrenome Kaminski

      Excluir
  21. Sei tao pouco dos meus avós paternos. Minha avó Wanda Lubawski faleceu muito cedo, mas seu marido Francisco Lubawski casou-se novamente. E meu pai(Vicente Lubawski) e seus 3 irmãos foram abandonados e nunca mais tiveram notícias. Meu pai nasceu em 1933 e faleceu em 1993.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Eu achei alguns Lubawski ao fazer a árvore genealógica da minha família por parte dos Klimkowski, tenho um Francisco Lubawski nascido em 01/10/1907 em Massaranduba/SC, seria esse o seu avo? Dele pra baixo não tenho nada, apenas o nome dele, dos irmãos, pais ,tios, avose e bisavos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    3. Oi...você consegue me passar essas árvore? Francisco Lubawski era meu bisavô... minha mãe ficaria muito feliz... gisele.mirandasc@gmail.com

      Excluir
  22. Lindo trabalho...gostaria saber se alguém sabe onde as famílias Rowinski ficaram em SC...se habitaram Papanduva...obrigado...

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de informações sobre a familia Kanarek. Sou Filha de Eduardo Kanarek sobrinho, neta de João Kanarek e Bisneta de Francisco Kanarek, se alguém tiver informações de quando nossa familia desembarcou no Brasil, e quando eu ficaria muitissimo agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha vó era kanarek Bruneslava kanarek o irmão dela se chamava Estefan kanarek

      Excluir
    2. Olá, e você tem mais informações, tipo quando vieram para o Brasil e aonde fixaram residencia...nome de filhos, irmãos...abraço!

      Excluir
    3. oi sou jucelito kanarek, filho de jose kanareki, neto de henrique kanareki e sophia sizesk kanarek. sou natural de criciuma

      Excluir
  24. procuro por helena novaczki veio ao brasil com 13 anos viajando de navio por 90 dias e desembarcou em Porto alegre,depois seguiu para virmond Paraná, se alguém tiver informação me avise

    ResponderExcluir
  25. Procuro imforinform sobre João Navrosky e Anna Navrosky que eram poloneses e moravam em Canoinhas SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Arianne Navroski, meus antepassados tbm estavam em canoinhas, abaixo está meu e-mail para conversamos arianne.navroski@gmail.com

      Excluir
  26. Ola procuro a origem alguem que conheça ou conheceu ludovico stanquevich sou neto nunca o vi e meu pai teve pouco contato com ele quando pequeno, quero fazer minha arvore geniologica e noa sei nafa desse nome nenhim parente.

    ResponderExcluir
  27. Meu bisavô Clemente schawarski era casado com polonesa que até hoje eu ainda não descobri o sobrenome dela pois ela c casando com schawarski perderia o sobrenome dela !

    ResponderExcluir
  28. Bom dia procuro pela origem do sobrenome Soupinski meu avô se chamava Leonildo Emildo Soupinski e meu Bisavô.Jacob Soupinski se alguem puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde gostaria de saber sobre o sobrenome kislarck

    ResponderExcluir